quinta-feira, 30 de junho de 2011

conclusao sobre o patimonio

Em breve síntese tentarei explicar a preponderância e a maneira como a língua crioula tem um peso nte no relacionamento interpessoal, em que a comunicação assume um factor primordial e essencial. No meu caso desde a minha infância ,eu que nasci em Portugal os meus pais optaram por não nos incutir o uso do crioulo em casa para que eu e os meus irmãos não tivéssemos problemas de desenvolvimento escolar e que isso fosse uma das causas.
Sendo assim passei a minha juventude ate a idade adulta sem saber falar a língua materna correctamente mas entendia quase tudo o que me diziam a outras pessoas.
Ate que finalmente fiz a minha primeira viagem as ilhas de cabo verde. Ao principio foi um bocado constrangedor assistir a que familiares e amigos e algumas amizades que fui fazendo por lá, as pessoas falavam comigo em crioulo e eu respondia a elas em português.
Então eu prometi a mim próprio que da próxima vez que voltasse a cabo verde eu iria já a falar fluentemente este dialecto. E assim foi volvidos dois anos voltei novamente as ilhas da «morabeza» e foi com grande espanto e admiração que familiares e amigos tinham visto a minha evolução, eu também não cabia em mim de contente e que posso dizer na altura senti um grande orgulho de mim próprio.
Por isso posso afirmar sem qualquer tipo de problemas que a língua crioula tem um papel importantíssimo na vivencia e nos hábitos e costumes deste povo no qual eu me identifico e tem um valor incalculável.

Sem comentários:

Enviar um comentário